Mobifilm

guia_lateralTemos medo de andar pela cidade. Esta é a triste realidade constatada em pesquisa recente da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) sobre o bem-estar em seus 34 países-membros. Este fenômeno, no entanto, é mundial. A associação entre insegurança e espaço público é hoje uma incômoda novidade. O que houve para que perdêssemos parte do prazer de caminhar por nossas cidades?

O medo venceu o prazer. Andar, pedalar, se deslocar pela cidade tornou-se um desafio em tempos de violência. O grande responsável por isso é o modelo de mobilidade implantado no país, acrescido da omissão ou ineficácia de nossa legislação sobre trânsito. Discutir a mobilidade é imperativo para encontrarmos saídas para esse drama nacional.

Os números são eloquentes: 1.3 milhões de mortos e 50 milhões de feridos graves em acidentes de trânsito no mundo a cada ano. A ONU proclamou o período de 2011 a 2020 como a década Mundial de Ação pela Segurança no Trânsito.

O Brasil não vem sendo um campeão nessa jornada, mas se empenha em fazer sua parte. O MOBIFILM se inspira nesse esforço, de salvar vidas e melhorar a qualidade delas nas cidades.

O Festival será realizado nos dias 12, 13 e 14 Agosto de 2016, no Centro Cultural São Paulo. No primeiro dia, haverá dois seminários internacionais sobre mobilidade e segurança viária, promovidos pela ANTP. As sessões de cinema, com filmes em diversos formatos e origens, selecionados pela curadoria do MOBIFILM, ocuparão os 2 dias restantes.

Os filmes selecionados para o Festival serão divididos em 8 categorias: Animações; Vídeo-cidadão; Escolares; Universitários; TVs; Independentes; Oficiais; Publicidade.

Durante os três dias do evento, centenas de ONGs ligadas à mobilidade e à violência de trânsito estarão presentes no Centro Cultural São Paulo.

A Oficina “Mão na Roda” permanecerá aberta, dando assistência aos ciclistas nos dias de evento.

Faça parte desta ação, inscreva seu filme e participe dos debates e atividades propostas.

Venha de ônibus, metro, bike.

A mobilidade precisa de você!

Neste blog divulgaremos a partir de hoje alguns vídeos relativos a Segurança Viária e Mobilidade, nacionais e internacionais. 

Compartilhar:facebooktwittergoogle_plus
Esta entrada foi publicada em Mobifilm - Seminário. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *